Berinjela

Elimina o excesso de colesterol e triglicérides. É um emulsificador biológico que dissolve as gorduras.

Diurético e auxiliar nos problemas renais a berinjela, reconhecida por sua atuação no controle do colesterol, tem ação digestiva, laxante, diurética e calmante.

TIPOS

Existem vários tipos desse fruto que diferenciam-se pela sua cores as mais comuns são o vermelho escuro ou roxo, mas pode também ser branca, embora esta seja rara.

De polpa macia e flexível, tem uma película lisa e lustrosa que a envolve. No mercado português as variedades mais comuns são a híbrida, grande e roxa, a híbrida super F-100, no tom vermelho escuro brilhante e a embu, de cor roxa avermelhada, todas com pedúnculo verde.

Propriedades e Calorias
A casca contém antocianina – pigmento responsável pela coloração preta – que reduz o LDL (mau colesterol), impedindo a agregação plaquetária, e previne doenças cardiovasculares,tem um potencial antioxidante na redução do risco do câncer, neutralizando os radicais livres e protegendo as células de danos.
Esta substância também está relacionada com a prevenção de alguns tipos de câncer e de infecções urinárias. Fonte riquíssima de alcalóides, que diminuem a pressão sangüínea, e previne a arteriosclerose.
A maior virtude da berinjela é que ela possui vitaminas (A, B1, B2 e C), minerais (sódio, potássio, fósforo, ferro, magnésio e enxofre), e fibras que melhoram o trânsito intestinal e regulam a glicemia, pressão sanguínea e a prisão de ventre.
Coma berinjela duas vezes por semana, cozida, assada, fatiada, em pasta ou grelhada.
Recomendo não retirar a casca ou exagerar no cozimento,
o tempo prolongado no fogo em altas temperaturas, podem perder as vitaminas hidrossolúveis, como as vitaminas do complexo B e C.

Calorias das preparações com berinjela em cada 100 gramas

Crua – 20 calorias
Cozida – 44 calorias
Grelhada – 36 calorias
Frita – 224 calorias

Suco de berinjela emagrece e combate o colesterol
Consumi-lo duas ou três vezes ao dia, reduz o peso corporal.