Chocolate

Além de ser algo muito saboroso, o chocolate é uma excelente fonte de sais minerais (fósforo, potássio e magnésio) e energia, ele é capaz de estimular o sistema nervoso central e o sistema muscular, graças a uma substância denominada teobromina, da mesma família da cafeína.

O chocolate ainda é capaz de estimular a produção de serotonina (substância cerebral que dá sensação de prazer e calma), é por isso que os professores sempre recomendam aos vestibulandos comer chocolate antes ou durante a prova.

O chocolate é um alimento muito nutritivo. Contém proteínas, gorduras, cálcio, magnésio, ferro, zinco, caroteno, vitaminas E, B1, B2, B3, B6, B12 e C.

Estudos recentes sugerem a possibilidade de o consumo moderado de chocolate preto e amargo trazer benefícios para a saúde humana, nomeadamente devido à presença de ácido gálico e epicatecina, flavonóides com função cardioprotectora.

Sabe-se que o cacau tem propriedades antioxidantes. O chocolate constitui ainda um estimulante devido à teobromina, embora de fraca capacidade. O chocolate também possui endorfina e cafeína

Além disso, o chocolate contém substâncias que auxiliam no tratamento de pele, seu uso tem sido explorado para esse fim.